sábado, 19 de junho de 2010




A procura da verdade na arte em "La Mise à mort" de Louis Aragon - "Oedipe", o terceiro "Conto da pasta vermelha"

2. A recepção do mito de Édipo. Simbolismo da luz e sombra. A dimensão psicológica
A tragédia Rei Édipo de Sófocles contém um simbolismo que a liga não só a Oedipe, mas a todos os três contos da pasta vermelha (também a Murmure e a Le Carnaval): o simbolismo da luz e sombra. A luz significa no contexto dos três contos a verdade, a sombra significa o momento, em que, de olhos fechados, se acede à verdade. A escuridão significa, neste contexto, a ficção, que tem o poder de, por sua vez, criar luz.

No Rei Édipo a figura do adivinho Tirésias representa a sabedoria, que é capaz de ver mais claramente na sombra do que na luz. Todo um encadeamento metafórico à volta desta oposição percorre o trágico caminho de Édipo em direcção à verdade.

Desde Freud, é inevitável associar o nome de Édipo não só à peça de Sófocles, mas também ao "complexo de Édipo". Este consiste no desejo inconsciente do menino que desejaria matar o pai, para ficar com a mãe só para si. O terceiro e último conto da pasta vermelha, Oedipe, conclui convincentemente, como investigação do inconsciente, o conjunto dos três contos da pasta vermelha. A tentativa de Oedipe de se recordar do que aconteceu pode mesmo interpretar-se como ilustração irónica da conhecida máxima de Freud para o processo de tomada de consciência - "Wo Es war, soll Ich werden". A inclusão do conto na estrutura da história de amor do romance - Alfred tomou a decisão de matar o seu rival Anthoine - faz aparecer a uma luz irónica a dimensão freudiana do mito de Édipo. A mediação de Lacan, cujo Séminaire sobre o conto de E. A. Poe The Purloined Letter é igualmente importante em Oedipe, começa a tornar-se nítida no texto. Mas como a personagem de Édipo criada por Aragon deve ser vista sob uma perspectiva crítica, as claras alusões ao mito de Édipo no sentido freudiano devem ser entendidas como ironia. Se queremos chegar a uma interpretação adequada de Oedipe, temos de ultrapassar a perspectiva meramente psicológica.



(a continuar)
Imagem: Louis Aragon
Créditos da imagem: http://www.leninimports.com/